Saiba quantos pontos você precisa fazer no Enem, para ganhar uma bolsa no ProUni.
Se caso você tem um sonho de ingressar numa faculdade e ser bem realizado
na área em que escolher, o Prouni (O Programa Universidade para Todos) é uma das melhores escolhas para você poder iniciar sua carreira profissional, mas para que você possa conseguir uma bolsa no Prouni, você tem que ter uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio ) , e para que você possa ir mais preparado para o ENEM nos separamos aqui algumas informações sobre como funciona o Prouni que com certeza serão de grande ajuda para você.
na área em que escolher, o Prouni (O Programa Universidade para Todos) é uma das melhores escolhas para você poder iniciar sua carreira profissional, mas para que você possa conseguir uma bolsa no Prouni, você tem que ter uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio ) , e para que você possa ir mais preparado para o ENEM nos separamos aqui algumas informações sobre como funciona o Prouni que com certeza serão de grande ajuda para você.
Quantos pontos preciso tirar no Enem para fazer inscrição do ProUni?
O ProUni exige que os candidatos tenham feito o Enem no ano imediatamente anterior e tenham conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
Quantos pontos preciso tirar no Enem para garantir uma bolsa do ProUni?
Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.
Historicamente, a nota média no Enem para os cursos mais disputados fica entre:
- 700 a 800 pontos para Medicina
- 700 pontos para Engenharia
- 650 a 700 pontos para Direito
A cada edição, as notas mínimas para conseguir bolsa do ProUni, chamadas “notas de corte” variam um pouco. Elas também mudam de acordo com a faculdade, o campus, o turno do curso (diurno, noturno, integral), o tipo de concorrência (ampla concorrência ou cotas) e a modalidade (presencia
Como funciona a nota de corte do ProUni?
A partir do segundo dia de inscrições, os candidatos do ProUni podem consultar as notas de corte, ou seja, a menor pontuação no Enem possível para entrar em determinado curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência.
Com isso, você pode comparar a nota de corte com o seu desempenho no Enem e calcular suas chances de conseguir uma bolsa. Durante todo o período de inscrições, você pode modificar suas opções de curso de acordo com as notas de corte. Para fazer a classificação final, o sistema considera sempre a última opção que você salvou.
De acordo com o MEC, as notas de corte publicadas no site do ProUni são apenas uma referência e não garantem a vaga. Na dúvida, é bom saber que quanto maior a sua pontuação no Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.
Fui mal no Enem, tenho chance de entrar no ProUni?
Se a sua nota do Enem foi muito próxima à pontuação mínima exigida pelo ProUni, ainda assim você tem chance de conseguir uma bolsa. Entre as opções com menor nota de corte, normalmente estão alguns cursos de licenciatura e os cursos a distância (EAD). Esses últimos, por permitirem uma maior flexibilidade de horários, são ideais para quem já trabalha e precisa de uma graduação para conseguir um salário maior (ou, de repente, até uma promoção!).
Quem pode participar do ProUni?
Além de ter participado do Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas e não ter zerado na redação, para concorrer a uma bolsa do ProUni é necessário ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, não ter diploma de curso superior e cumprir pelo menos um dos critérios a seguir:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em escola da rede privada como bolsista integral;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, como bolsista integral da escola privada;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura (nesses casos não há requisitos de renda).
As bolsas integrais do ProUni, que cobrem a totalidade da mensalidade, são destinadas aos candidatos com até um salário mínimo e meio por pessoa e os estudantes com até três salários mínimos por pessoa podem concorrer a uma bolsa parcial, que paga a metade da mensalidade.
Como fazer a inscrição do ProUni?
A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no site oficial do ProUni. São duas edições por ano, normalmente em janeiro e em junho.
Você vai tentar o ProUni para turbinar sua carreira? Conte para a gente nos comentários!